Taniamá: Muitos Desafios, Várias Atividades...
Uma Meta Enfermeira, Escritora, Poetiza e Professora Aposentada pela
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERNDe etnias indígena e
africana a minha história de vida, inclusive a profissional, confunde-se com
indagações sobre o significante e o significado da construção histórica do povo
brasileiro, em suas singularidades sociais, culturais, étnicas e religiosas,
bem como, com o compromisso de práticas sócio-educativas e de saúde
emancipatórias. Seja como enfermeira ou docente (Fundação de Ensino superior de
Pernambuco - FESP -, Hospital Padre João Maria / Maternidade Ananilza Regina ?
Currais Novos-RN, Secretaria do Estado de Educação e Cultura ? RN, Universidade
do Estado do Rio Grande do Norte - UERN, Centro Federal de Educação Tecnológica
do Rio Grande do Norte ? na Unidade de Mossoró ? CEFET, Universidade Federal do
Rio Grande do Norte ? como professora colaboradora da Pós-Graduação), seja como
consultora (PNUD/MEC/SETEC, Unesco/MEC/SECAD e SETEC, Universidade Federal do
Ceará, Universidade Federal do Rio de Janeiro) ou assessora (Prefeitura
Municipal de Mossoró, Prefeitura Municipal de Umarizal, Prefeitura Municipal de
Paraú, Prefeitura Municipal de Janduís, Prefeitura Municipal de Messias Targino,
Prefeitura Municipal de Antonio Martins, etc), minha vida profissional tem sido
marcada por experiências que vão desde a elaboração, implantação e
monitoramento de Projetos de Extensão, Pesquisa, Ensino e de cooperação
técnico-científica até o Planejamento e Execução de Estatutos, Regimentos,
Projetos de Leis, Portarias, Resoluções e Editais, além de Ações de Domínio
conexo que denotam a consolidação de vivências no ensino e na assistência e na
legislação aplicada a celebração de convênios no âmbito da administração
pública e legislação complementar. Experiências estas que ultrapassam o simples
fazer técnico-prático. Elas foram transversalizadas por atividades demarcadas
pela sintonia do saber-fazer, saber-ser e aprender a aprender, compromissadas
com a transformação. Assim é que, em todos os espaços de atuação, ensino,
pesquisa e extensão, procurei vivenciar processos de gerenciamento e
docente-educativo pautados nos princípios emancipatórios priorizando o
coletivo, a pesquisa e a participação como eixos basilares do significante e do
significado do que fazer profissional. Nos trabalhos de pesquisa realizados
(especialização, mestrado e doutorado) defendo a tese de que o processo de
ensinagem é permeado de criatividades metodológicas, sensibilidades nos modos
de conceber o conteúdo e a sua utilidade para a construção e reconstrução de
novas práticas e saberes. Neste caso, a formação do homem cidadão é o ponto de
partida e de chegada do processo educativo, instrumentalizado pelo diálogo e
pela incerteza do profissional. Por outro lado, o processo intervir/assistir na
saúde pauta-se nas bases sócio-culturais das condições de saúde/doença, tendo
como fundamento teórico a concepção transcultural, sem deixar de considerar
outras vertentes do paradigma epidemiológico. Em história recente (2006, 2007 e
2012), após minha aposentadoria, como professora titular da Universidade do
estado do rio Grande do Norte, participei como consultora de programas do
Governo Federal (Formação para professores atuarem na Educação Profissional de
Jovens e Adultos, Brasil Profissionalizado e Brasil Profissionalizado), cujas
experiências ampliaram e aprofundaram o meu amadurecimento profissional.
Atualmente, após a finalização do contrato com a UNESCO, em 15 de junho de
2012, estou aprofundando meus conhecimentos, enquanto integrante do Programa de
PhD da SETEC à distancia na área de concentração da teologia pastoral. Também,
escrevendo poesias e participando ativamente nas atividades da Academia de
Letras de Artes de Martins(ALAM), Academia Feminina de Letras e Artes
Mossoroense (AFLAM), Instituto Cultural do Oeste Potiguar (ICOP), Academia
Apodiense de Letras (AAPOL) e Museu do Sertão.
Informações coletadas do Lattes em 26/06/2020
FONTE - ESCRAVADOR
Nenhum comentário:
Postar um comentário