sexta-feira, 19 de março de 2021

TANIAMÁ VIEIRA DA SILVA BARRETO



Natural de Martins-RN, nascida em 17 de dezembro de 1950,  filha de  JORGE JULIÃO DA SILVA  e de  MARIA ALEXANDRINA DA CONCEIÇÃO. Doutora em Enfermagem, com  interesse de pesquisa a educação, a enfermagem e a sociedade, sendo os aspectos didático-pedagógicos com  foco maior de investigação. Amante da poesia, da pesquisa, da arte e da vida como meios essenciais para o alcance da maturidade. Entende que a essência das coisas se enquadra na capacidade que o ser humano tem de respeitar a natureza e o meio ambiente. Comprometendo-se em respeitar  a dignidade humana, luta pelos menos favorecidos e enquadra-se na ética ambientalista, em favor da sustentabilidade humana. Presidente da Academia de Letras e Artes de Martins (ALAM), fundada em 14 de março de 2014, a qual é acadêmica da Cadeira 12, que tem como patrona MARIANA NEUMAN VIDAL DA COSTA. Vice Presidente da AFLAM-Academia Feminina de Letras e Artes Mossoroense, fundada em 17 de março de 2007,  que tem como patrona, a sua Mãe, a professora MARIA ALEXANDRINA DA CONCEIÇÃO, nascida no Sítio Canto, no município de Martins-RN, no dia 4 de fevereiro de 1929, filha do agricultor José Antonio Vieira e a professora leiga Francisca Viana de Messias e faleceu no dia 31 de maio de 2011.

    Aos 14 anos dividiu-se entre os estudos e a atividade laboratriva na roça, com o plantio do milho, feijão e algodão. À época, já sonhava em se formar. Sonho dificil de ser realizado, tendo em vista morar na zona rural, distante três quilômetros da cidade que só oferecia o ensino fundamental (chamado naqueles tempos de primário e colegial).

     Sentindo a necessidade de realizar o seu sonho, aos 15 anos de idade, deslocou-se para Mossoró, cidade que adotou como terra natal.

   Em Mossoró estudou do colegial (Colégio Estadual Jerônino Rosado) à Graduação em Enfermagem (Universidade do Estado do Rio Grande do Norte).

     Na urbe de Santa Luzia ampliou sua forma de ver o mundo e as coisas, pesquisando, escrevendo poesias, amando, casando aos 37 anos, com JOSÉ DANILO BARRETO, e mãe de três filhos: JOSÉ DANILO BARRETO JÚNIOR, DANÚBIO ANILDOMORÁ VIEIRA DA SILVA BARRETO e  MARA DALILA VIEIRA BARRETO.

    Foi sob a égide de lutas e desafios que sua vida de professora iniciou como alfabetizadora de jovens e adultos (1969), docente da rede estadual de ensino, atuando na Educaçao Básica, seja como docente da Universidade  Estadual do Rio Grande do Norte UERN).

    Pela permanência de completar o seu sonho de eterna estudiosa, por uma vez deslocou-se para o Recife para cursar a Residência em Enfermagem e três vezes para o Rio de Janeiro, onde fez os cursos de especialização (Educação na área de Saúde), Mestrado (1986). E Doutorado (1996), todos na Universidade Federal do Rio de Janeiro.

     Atualmente, após a sua aposentadoria, em 2004, tem desenvolvido atividades de Consultoria, inicialmente na Faculdade Mater Christi e, ultimamente, desde 2007, ao Ministério da Educação, atuando os programas Brasil Alfabetizado e Brasil Profissionalizante, sendo os seus contratos pela UNESCO e PNUD.

      Durante a sua vida funcional na UERN, algumas atividades merecem destaque:

      Implantou o Programa Especial de Treinamento (PET) em Enfermagem em Mossoró, até hoje em funcionamento na Escola de Enfermagem.

        Implantou no âmbito da UERN o Mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente.

       Enquanto Pró-Reitora de Pesquisa iniciou o processo de discussão e implantação das bases de pesquisas da UERN.

       Em 2007 participou de uma rica experiência em busca de erradicação do analfabetismo, atuando como consultora junto a 56 municípios do estado do Rio Grande do Norte, na implantração do Programa Brasil Alfabetizado, inclusive o de Mossoró, mesmo este não estando incluido entre os prioritários, conseguiu aprovar o PRALFA para o município de Mossoró.

     Em 2006. Foi significativa a sua experiência como professora e orientadora da implantação do PROEJA, na Unidade de Ensino do CEFET de Mossoró-RN, atravaés do curso de especialização para professores das redes Federal, Estadual e Municipal.

PUBLICAÇÕES:

01 - Contemplando os Céus – Coleção Mossoense, 1982,  99 p

2 – A Enfermagem no Contexto Administrativo – Humanização e Filosofia da Enfermagem, Atescam/FURRN. 1983, 83p.

3 – Formação do Enfermeiro em Nível de Graduação: Processo do educando sobre a Implementação dos Programas Educacionais. UFRJ, 1986, 166p.

4 – Correntes de Pensamentos que Embasam e Embassaram a Prática  da Enfermagem. Rervista Expressão. UFRN, 1991.

5 – A pratica de Enfermagem em Hospitais de Mossoró: da Teoria a Realidade – 1993.

6  – O ensino de Administração em Enfermagem na Formação do Enfermeiro da Teoria a Realidade. UFRJ, 1996, 246p.

7 – Alternativas Metodológicas no Processo Ensinar/Aprender em Enfermagem: Teoria e Realidade da Prática Pedagógica em Mossoró. CNPq/UERN

8 – Ser Secretário Municipal de Saúde. Igramol, 2003 v 1, 165p.

9 – A Tecnologia como Suporte Pedagógico no Ensino Médio: Entre a informática e a Telessala, 2009, 210p.

10 – Corriculo, Tecnologia e Prática Pedagógica. 2009, 230p.

11 – Da Comtemplação à Devastação dos Céus: entre Poesias e Crônica. Queima Bussa, 2011, 68p.

12 – Maria Alexandrina: Uma Cortina que se Abre uma Vida que se Esvai (in memeriam). Queima Bussa. 2011, 38p.

13 – Mariana Neuman Vidal da Costa: Reconstruindo sua História, Sua Biografia (in memoriam). Queima Bucha, 2011, 38p.

14- Um Olhar sobre o Programa Brasil Profissionalizado. Revista Aprendisagem, 2011.

15 – Marcas Tecnológicas da pesquisa Evangelizadora. 2013, 40p.

16 – A Pedagogia de Jesus na Formação da Criança, 2013, 40p.

17 – Biobliografia das Acadêmicas da AFLAM. 2015.

FONTE: Em parte Blog Taniamá – taniama.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quem sou eu

Minha foto
O HOMEM DE BOM CARÁTER DESPREZA A FALSIDADE

Arquivo do blog

LITERATURA

TANIAMA VIEIRA DA SILVA BARRETO

    Taniamá: Muitos Desafios, Várias Atividades... Uma Meta Enfermeira, Escritora, Poetiza e Professora Aposentada pela Universidade do ...